Avançar para o conteúdo principal

Os benefícios do journaling 🌻


Escrever ou Journaling

O ato de pegar numa caneta ou num lápis e libertar todos os pensamentos e ideias para uma folha de papel. Ou então, fazer exatamente o mesmo mas num computador. É algo extremamente libertador e que tem inúmeros benefícios, e hoje venho falar um pouco disso mesmo. 

Para mim, journaling é muito mais do que escrever numa folha de papel ou no computador. É olhar-me de frente, olhar para o meu interior, escutar a minha mente, escutar o meu coração, dar conta das minhas sensações e dos meus sentimentos. É não julgar o que sinto, o que penso e o que escrevo. É aceitar tudo aquilo que coloco no papel ou no computador e respeitar. É organizar ideias, pensamentos e objetivos, e acalmar a confusão presente na mente. É ser a minha versão mais pura, mais autêntica e mais verdadeira. É ser livre. 

O ato de journaling pode provocar alguma dor. Juntamente com medo, inseguranças, revolta e dúvidas. Por vezes, surgem perguntas que nos deixam a pensar por tempo indeterminado. Outras vezes, surgem lágrimas ou sorrisos perante aquilo que estamos a escrever e ao que estamos a sentir. Não é igual para todos. Não é igual todos os dias. Por vezes, bastam 5 minutos. Outras vezes, é necessário 1 hora. Podemos escrever um pouco todos os dias ou apenas 3 vezes por semana. Podemos escrever logo de manhã para nos conectarmos à nossa essência mais pura ou antes de ir para a cama para refletirmos e fazer uma introspecção do nosso dia. É algo muito único e muito próprio para cada um de nós. Sem regras. Sem limites. Sem horários. É sobre aquilo que faz mais sentido para cada um de nós.

Estarmos atentos à nossa mente e ao nosso corpo nem sempre é fácil e, verdade seja dita, consegue ser desagradável, mas traz tantos benefícios à nossa vida!

🌻 Sabias que ao deitares cá para fora tudo aquilo que te vai na mente, estás a trabalhar para ganhares mais clareza sobre as tuas ideias? Para além disso, dúvidas ou perguntas que tenhas sobre determinados assuntos que te causem alguma confusão, podem ser facilmente respondidas quando te permites escrever sem filtros e sem medos.

🌻 Quando escreves sobre o que sentes e sobre o que pensas estás a trabalhar no teu auto-conhecimento. Escrever sobre emoções e sentimentos, com alguma regularidade, vai ajudar-te a compreenderes melhor o teu SER, o teu EU. Ao olhares para dentro através das palavras começas a dar conta de padrões, de sentimentos e de emoções que, com o tempo, te permitem conheceres-te melhor e lidar com diversos assuntos que provoquem confusão, ansiedade ou medo. 

🌻 Escrever pode ser uma excelente ferramenta para quem sofre de ansiedade e stress. No que toca a doenças do foro mental, cada caso é um caso e não podemos generalizar nem dar a mesma "receita" a todas as pessoas. No entanto, estudos mostram que escrever sobre sentimentos e emoções, como a raiva, a revolta, a angústia e/ou a tristeza, pode ajudar a diminuir a intensidade dessas emoções, o que leva a uma sensação de libertação, de leveza e de calma. Colocar no papel um pouco daquilo que te está a consumir é como dar uma pausa à tua mente. 

🌻 Se queres trabalhar a tua criatividade, o journaling é algo excelente para tal. O facto de teres uma folha branca (ou página branca) à tua frente dá-te a liberdade de escreveres sobre o que quiseres e como quiseres. Não existem regras a cumprir. É algo teu e para ti, por isso não tens de ter a preocupação se está com uma letra bonita, se faz sentido ou se tem erros. Escrever pode ajudar-te a definir uma ideia, um projeto ou objetivos e prioridades.

🌻 Levamos um estilo de vida cada vez mais acelerado, o que leva com que seja cada vez mais difícil mantermo-nos concentrados em algo, sem pensar nas outras tantas coisas que temos para fazer. Escrever é algo que pode ajudar bastante a melhorar o teu foco e a tua concentração. O ato de escrever "obriga-te" a estares no momento presente, focada(o) no que estás a sentir e a escrever. Quando o fazes com regularidade, o teu cérebro começa como que a treinar, o que permite que em atividades futuras em que seja necessária a concentração, tal como estudar, cozinhar algo novo ou falar com alguém ao telefone, se torne bem mais fácil. 

Como podes ver são vários os benefícios de libertares tudo aquilo que tens dentro da tua mente. Atenção, o facto de funcionar para mim, pode não funcionar para ti. O importante é experimentares e perceber se faz sentido na tua vida. Somos todos diferentes e por isso vamos reagir de variadas formas a determinada experiência. Aceita e respeita o teu corpo e as tuas sensações. Tu sabes melhor que ninguém o que é melhor para ti!

Um beijinho com amor e muita luz ✨

Ana Rita




Comentários

  1. Gostei tanto de ler este teu post! Começar a escrever assim sem mais nada, comigo já deu origem a textos que nunca pensei escrever...

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    Bluestrass

    ResponderEliminar
  2. Hello
    Sempre senti isso... Escrever liberta-me ♥️ Acho que temos de o fazer pelo nosso bem, pelo bem da nossa cabeça 🤍
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Quando a escrita ajuda a libertar a mente, força nisso!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  4. Eu faço Journaling, maioritariamente quando estou confusa ou chateada com algo, e devo dizer que muitas vezes me surpreendo a mim mesma com as coisas que escrevo, porque nem tinha noção de como me sentia ou pensava em relação ao assunto.

    Ajuda-me a sentir-me mais leve, sem sombra de dúvidas.

    Patrícia,
    Querida Lua

    ResponderEliminar

Enviar um comentário