Avançar para o conteúdo principal

um pouco de respiração

Bom dia Margheritas! Bom dia Segunda-Feira!



Chegou Abril. O quarto mês do ano. Como o tempo passa rápido. Já repararam no quão distraídos estamos a viver o futuro sem aproveitar o momento presente? E de repente, olhamos para trás e damos conta que não fizemos nada ou não desfrutámos daquele momento como deve ser. 
O mesmo se aplica à respiração. Já repararam que é a respiração que nos mantém vivos? Passamos maior parte da nossa vida sem prestar atenção à nossa respiração e à forma como o fazemos e é algo tão importante para o nosso bem-estar quer físico, quer mental. E por isso, hoje vamos falar da respiração. 

O que é a respiração? Bem, de uma forma bem simples consiste na entrada de oxigénio e saída de dióxido de carbono através das vias nasais e/ou boca. 
É certo e sabido que uma boa respiração é sinónimo de um bom funcionamento do organismo, a todos os níveis. 

Acredito profundamente que a respiração pode ajudar em muitas situações do dia-a-dia e hoje quero mostrar-vos o quão importante é termos uma boa respiração. 

Stress e Ansiedade: Para mim, este é um dos pontos mais importantes, se não o mais. Já todos nós ouvimos falar disto quer pelas redes sociais, revistas e afins. A respiração controlada tem um poder incrível em diminuir os níveis de stress e de ansiedade que estamos a sentir no momento. Quando estamos ansiosos ou stressados respiramos mais rápido, sucessivamente as células do organismo não são oxigenadas como deve ser e então a velocidade aumenta ainda mais para tal, e é um ciclo vicioso. Claro está que os nossos batimentos cardíacos também vão aumentar. 
Quando paramos e respiramos corretamente vamos ter a capacidade de trazer toda a atenção ao momento presente, isto é, ao darmos atenção à forma como estamos a respirar, perceber o que acontece ao nosso corpo, respiramos mais devagar. Assim sendo, as células serão oxigenadas corretamente, os batimentos cardíacos diminuem e os níveis de ansiedade e stress também.
Portanto quando estiverem ansiosas ou em situações de stress parem e respirem. Inspirem e expirem pelo nariz as vezes que forem necessárias para voltarem ao vosso estado de calma.
Existem vários exercícios de respiração que podem encontrar por essa internet fora e também meditações para quem quiser acalmar o corpo e a mente (O poder da meditação).

Qualidade de vida: Uma correta respiração também contribui para um maior bem-estar a nível de todos os nossos sistemas - digestivo (quanto melhor for a respiração, melhor será a digestão dos alimentos, pois o estômago funciona melhor), cardíaco (o coração não sente necessidade de trabalhar em demasia com uma boa respiração, o que leva à diminuição da tensão arterial), respiratório (os músculos respiratórios são extremamente importantes quer para respirar, quer a nível postural, assim sendo, quando são bem trabalhados também a nossa postura melhora).
A qualidade do nosso sono também é influenciada pela nossa respiração e pelo relaxamento que esta promove, tal como o estado da nossa pele, desde as olheiras ao ar cansado.
Uma boa oxigenação das células cerebrais vai retardar o envelhecimento das mesmas e melhorar as funções cognitivas.

E agora, já percebes o quão importante é a respiração?  Já alguma vez tiveste atenção à forma como respiras? Que seja algo a fazer esta semana!
Espero sinceramente que tenham gostado desta publicação e digam-me nos comentários o que acham sobre abordar diferentes temas às segundas!

E antes de me despedir, é hora de agradecer.
Hoje estou grata:
Por poder ouvir, ver e sentir a natureza
Pelos desafios da vida
Pela água que tenho para beber

E tu estás grata(o) pelo quê?

Sejam Felizes!
Um beijinho Margheritas!






Comentários

  1. costumo tentar mediatar quando tou assim mais ansiosa. ajuda-me a relaxar e a meter as ideias em ordem. escrever sobre o assunto que me preocupa também ajuda!
    Já agora, aproveito para te convidar para conheceres o meu novo pojecto Table for two! é um blog em portugues sobre comida e outras coisas mais! :)

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  2. O yoga e a meditação ajudam-me muito nesse sentido :p
    Boa semana!
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  3. Eu nisto não sou grande exemplo, só me lembro da respiração quando estou a entrar em stress, coisa que ainda por cima é rara. Mas sem dúvida que nessas alturas ela é um grande aliado para me devolver a calma.

    Sonha mas Realiza

    ResponderEliminar
  4. Eu normalmente à noite faço sempre o mesmo exercício: dizer 3 coisas de que estou grata e o fim do post fez me lembrar isso!
    Eu acho que devemos começar a segunda sempre com boas energias se não o resto da semana torna-se horrivel!

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
  5. Uma excelente semana.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Há tantos detalhes que deixamos escapar por estarmos sempre de olhos no futuro. Isso até podia não ser mau, mas, a partir do momento que nos impede de viver o presente, deixa de ser saudável.
    Estou a adorar estas Boas Energias às Segundas <3

    ResponderEliminar
  7. grande post miúda, continuação de boa semana e bom mês :)

    ResponderEliminar
  8. Visita o meu blog http://casco-de-rolha.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. I agree it's important to take some time and sit, relax in silence by doing a few breathing exercises. I'm thankful for everything I currently have!

    www.fashionradi.com

    ResponderEliminar
  10. Antes não ligava, mas desde que estou no curso que estou, que é um pormenor que tenho em atenção. Acho mesmo que em determinados momentos a forma como respiramos nos pode ajudar :)
    Gostei muito do post, beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Gostei muito do teu post! Realmente a respiração é muito importante para as nossas vidas nós nem o percebemos.

    https://throughcathyseyes.blogspot.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário