Avançar para o conteúdo principal

O PODER DA MEDITAÇÃO || ESPIRITUALIDADE


Olá Margheritas!
Desde já, espero que o vosso 2018 esteja a correr bem e que aconteça muita coisa boa nas vossas vidas.
Hoje trago-vos um post sobre algo que apareceu na minha vida no verão passado e que realmente mudou completamente a minha forma de ver o mundo e o meu estado de espírito - a Meditação.
Tudo começou quando conheci a Inês Pimentel, autora do blog Be Natural With Inês. É uma coach de transformação para o corpo, mente e alma especializada nas áreas de saúde holística, bem-estar, espiritualidade e desenvolvimento pessoal. Percebi logo que era uma pessoa mágica e que levava um estilo de vida bastante saudável, tanta a nível alimentar, como a nível emocional, se é que posso dizer assim. A forma como ela vê o mundo à sua volta e leva a vida é realmente incrível, tendo-se tornado na minha maior fonte de inspiração, desde aí. E agora perguntam, onde entra a meditação nesta história toda? Pois bem, já tinha meditado anteriormente, quer por aplicações, quer por vídeos no youtube, mas na altura não sabia bem o que era aquilo que eu estava a fazer e o que é que me trazia. Na realidade, não via o mundo com os olhos que vejo hoje e levava um estilo de vida bem diferente do atual. Até saber que a Inês Pimentel tinha criado uma meditação de 5 minutos para o acordar - Medita Comigo. A primeira vez que ouvi senti-me num mundo completamente à parte. Dei por mim a pensar a sério na minha vida, no que queria, nos meus sonhos, em mim. E a partir daí não parei, percebendo assim o poder da meditação e o quão bem fazia.


A MEDITAÇÃO

"Nós vivemos num mundo em que constantemente procuramos respostas na internet, mas muito antes da existência de computadores ou WI-FI, os yogis na Índia tinham que se conectar profundamente consigo próprios para encontrar as respostas às dúvidas mais profundas
. E foi assim que a meditação nasceu!" - INÊS PIMENTEL

OS BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO 

  • REDUZ A ANSIEDADE E O STRESS
Atualmente, a ansiedade e o stress são dos principais problemas de saúde na nossa sociedade e têm um poder incrível de alterar todo o nosso organismo. A meditação vai fazer com que tenhas um melhor controlo sobre as tuas emoções, consigas manter a calma e libertar todas as tensões que tens dentro de ti, a partir do controlo da respiração que estás sucessivamente a aprender com a prática da meditação e do relaxamento que esta promove.

  • AUMENTA A CONCENTRAÇÃO E PRODUTIVIDADE
Para além de ser uma ótima prática para o corpo, é uma excelente prática para a mente. A meditação requer alguma concentração, no sentido de não divagares nos teus pensamentos e aprenderes a focar-te na tua respiração. Acontece que, algumas zonas do cérebro são ativadas, principalmente as áreas de concentração e memória, para além disso, a meditação também potencializa a produtividade - falando da minha experiência pessoal: quando medito penso no que quero atingir, conquistar, fazer. Penso no que posso fazer para chegar ao ponto A e ao ponto B, daí a tornar-me uma pessoa mais produtiva e a querer fazer mais.

  • AUMENTA A PAZ INTERIOR E HARMONIA
A meditação promove um estado de puro relaxamento - sentes-te em paz com tudo aquilo que te rodeia e contigo mesma(o), e ainda que te sintas assim apenas durante 5 ou 15 minutos, vais sentir uma diferença enorme em ti e na tua vida. Quando te sentes bem contigo mesma(o), vais-te sentir bem com tudo aquilo que te rodeia - vais ser mais feliz!

  • AUTO-CONHECIMENTO
A meditação tem um poder enorme no que toca ao auto-conhecimento. Quando praticas, pensas em ti, olhas para o teu interior, analisas as tuas ações e refletes sobre elas. Começas-te a conhecer melhor e a perceber o que te faz verdadeiramente feliz, do que te deves desapegar e quais as tuas vontades, apenas as tuas e não as dos outros. Se te sentes perdida(o), não consegues encontrar um sentido, experimenta a meditação. Certamente irá ajudar.

  • MELHORA O FUNCIONAMENTO DOS NOSSOS SISTEMAS
Quando o nosso organismo apresenta níveis de stress elevados, grandes tensões e ansiedade, todos os nossos sistemas são afetados. Com a meditação e o relaxamento, que esta promove, vai haver uma melhor circulação do sangue, um alívio de dor, um tempo de recuperação mais curto após uma doença/cirurgia, uma diminuição da inflamação e também melhorias a nível hormonal.


Pessoalmente, a meditação foi das melhores descobertas na minha vida.  Melhorei em imensos pontos, aprendi a ver o mundo com um olhar completamente diferente e a aceitar muito mais aquilo que a vida me dá. 

MEDITAÇÕES:
Existem várias aplicações com meditações: Calm, ZEN, Insight Timer e Simple Habit.
No SoundCloud costumo ouvir as da Inês, quando acordo e quando vou dormir!

Espero que tenhas gostado deste post e espero também que te tenha conquistado e que a meditação seja um novo hábito teu em 2018! 
Um beijinho grande Margheritas!




Comentários

  1. Acho que é mesmo aquilo que andro a precisar. Muito strees, tantas decisoes para tomar que acho que acabei por perder o contacto com a minha essencia. Vou já espreitar o cantinho dela.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
  2. Uau não sabia dos beneficios, acho que seria uma coisa a experimentar este ano, visto que ando muito stressada (:
    Obrigada pelo excelente post <3

    Beijinhos,
    BLOG DEZASSETE

    ResponderEliminar
  3. Olá, achei bem interessante e já tinha ouvido a inês rochinha nos seus vídeos a falar do quanto lhe fazia bem. E após ler o teu post estou bem interessada em exprimentar , é algo que vou começar a fazer mesmo.. Obrigada

    Www.meanddiamond.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Se calhar é mesmo disto que ando a precisar, para aliviar o stress destas duas semanas cheias de coisas para fazer.
    Ainda bem que descobrir a meditação te ajudou em muitos aspetos da tua vida, um beijinho :)

    ResponderEliminar
  5. nunca experimentei e até me custa um bocado acreditar que algo simples possa ser assim tão bom mas já ouvi tanta gente a dizer maravilhas que gostava mesmo de experimentar :P
    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  6. Meditei durante algum tempo, porém, talvez tenha começado a recear estar tão intimamente sozinha comigo mesma, então, deixei um pouco de parte a prática. De qualquer forma, tenho sentido falta desta secção da minha vida, sendo que, depois de ler este post, fiquei com vontade de regressar a este método de relaxamento e introspecção. Acho que vou começar pelo que aconselhas, pelas da Inês - também já a conheço há um bom tempo e adoro tudo o que ela partilha, é tão tranquila! -. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Eu sempre quis experimentar fazer a meditação, porque sou uma pessoa por vezes muito nervosa e revoltada, tenho muito que experimentar.
    Gostei do blogue, segui

    ResponderEliminar
  8. Concordo contigo! A meditação só traz benefícios. E o maior na minha opinião é o autoconhecimento!! :)

    Beijinho!

    convido-te a visitar o meu blogue, pois aborda as temáticas da imagem e bem estar feminino/ estilo de vida orgânico. ;)
    https://anaritaferreira83.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário