Avançar para o conteúdo principal

Universidade || A minha experiência

Olá Margheritas!
Em altura de candidaturas ao ensino superior e de espera pelos resultados, hoje trago-vos um post em que vos falo um pouco sobre a minha experiência na universidade.

FOTOGRAFIA DA MINHA AUTORIA

O INÍCIO
Há cerca de 4 anos ainda não tinha bem a certeza do que queria. Tinha a certeza que a área de saúde era a minha área. Contactar com as pessoas, poder ajudá-las e dar o meu coração a cada ser humano que precisasse. Mil e uma coisas passaram pela minha cabeça e acabei por escolher o curso de Fisioterapia. Acontece que o secundário não foi a melhor altura da minha vida e não tive uma média de louvar, até que não consegui entrar no público nos possíveis locais que tinha em mente. Assim sendo, optei pela universidade privada que existe na minha cidade, o Instituto Piaget de Viseu e fui para o curso de Fisioterapia. De salientar, que felizmente tenho pais que são autênticos guerreiros e lutadores e sempre me ajudaram em tudo, inclusive nesta etapa tão importante e crucial da minha vida, e conseguiram dar-me um curso (espero conseguir fazer o mesmo pelos meus filhos!). 

A UNIVERSIDADE E O CURSO
Quando fui para o Piaget, já muito tinha ouvido falar, tanto bem como mal, daquela que seria a minha segunda casa nos próximos quatro anos. Tinha algumas dúvidas e muito receio, sou sincera. Eram tantas as incertezas que tinha na minha cabeça que tinha muito medo do que poderia vir dali. Lembro-me de chorar muito nos primeiros dias, mas nunca soube bem o porquê. A verdade é que fui para o Piaget com intenções de após o primeiro ano pedir transferência para uma universidade pública, mas tal não aconteceu.
O primeiro ano foi o melhor. Foi um ano de descobertas, de me conhecer melhor, de conhecer novas pessoas. Foi o ano que mais me marcou e o mais incrível, sou sincera! Tive a experiência da praxe, a minha primeira latada, o meu primeiro desfile académico, vestir o traje. Foi mágico!
Posso afirmar que os últimos 4 anos que passaram foram os melhores da minha vida. Passaram tão rápido mas foram tão bons! Não foram perfeitos e aconteceu muita coisa menos boa, mas hoje estou agradecida por tudo aquilo que vivi. Nem tudo correu como esperado, mas também é essa a magia da vida - ser surpreendido!
Quanto ao curso? Tive muitas dúvidas. Será que era mesmo aquilo que queria? Ia ser feliz na minha profissão? Lembro-me de estar muito entusiasmada no início, gostava imenso das cadeiras e dava-me gozo estudar. Só no primeiro estágio é que soube realmente para o que ia, isto a nível hospitalar. Vi a realidade da fisioterapia num hospital, o que era e como se fazia. Admito que não foi "amor à primeira vista". O que mais gostei foi do contacto com as pessoas, das conversas e das partilhas de histórias. Saber lidar com o ser humano também não é fácil, mas foi sem dúvida das experiências mais gratificantes que tive. Após isso, comecei a entender que a fisioterapia é um mundo enorme e que há muito por se fazer, podendo assim envergar por muita área. Os estágios foram cruciais para perceber o que ia fazer para "o resto da vida", digamos assim. Alguns conquistaram-me o coração, outros nem tanto, e foi extremamente importante distinguir os sentimentos que tinha em relação às pessoas com quem trabalhava e ao meu trabalho. Só assim dei conta que realmente gostava do que fazia, mas que as pessoas com quem se trabalha também são cruciais para acordarmos com motivação para ir trabalhar!

O FIM 
Um puro sentimento agridoce. Se por um lado estava super feliz por terminar uma fase tão importante da minha vida e que tanta dor de cabeça me tinha dado, por outro sentia uma tristeza enorme por estar a chegar ao fim a melhor fase da minha vida, o ser estudante. O último ano não foi fácil, os estágios, o projeto final de curso, as frequências e os trabalhos deixaram-me mais velha 10 anos, mas foi um ano que me fez crescer imenso. Fiz questão de viver tudo aquilo a que tinha direito, e ainda bem que o fiz! Foram tempos tão bons, tão bonitos, tão valiosos! Terminar o curso foi um desafio, mas não há sensação melhor do que chegar ao fim e dizer: Consegui!
A vida de estudante é sem dúvida a melhor vida que se pode ter.


A ti que já terminaste o curso, muitos parabéns!
A ti que estás na reta final, muita força! Aproveita cada momento e vive!
A ti que iniciaste agora esta jornada, a maior sorte do mundo! Não desistas!
A ti que ainda não sabes se entraste ou não, muita sorte e que aconteça o melhor para a tua vida! 

Comentários

  1. Eu gostei particularmente de ler este post porque estou justamente à espera dos resultados para saber se entrei ou não em Fisioterapia, mas em Coimbra. Também demorei algum tempo a decidir o que queria, andei indecisa apesar de saber que queria algo na saúde, mas agora acho que tomei a decisão certa. Espero gostar do curso e que tudo corra bem!

    Que o teu futuro te sorria nesta nova fase. Muita sorte!
    Beijinhos,
    inesmartinsxx.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Medo sempre dá, de não saber como será, mas o importante é ir com medo mesmo, se jogar em busca daquilo que se tanto quer. É uma alegria imensa quando vê que conseguiu, já estou na reta final e a emoção já não cabe mais rsrs Desejo muita sorte pra ti :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Nessa parteque final em que te dirigiste especialmente a nós, quase que chorava. Ótimo post é sempre bom ler posts sobre a Faculdade, principalmente quando ainda não se está lá!! Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  4. Eu já vou para o último ano e parece que ainda ontem entrei!!

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER | YOUTUBE

    ResponderEliminar
  5. A vida de estudante universitária é, sem dúvida, fantástica e marcante, pelo menos falo por mim! :p

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Quando entrei em Enfermagem, todos à minha volta ficaram contentes mas interrogando-se um pouco pois nunca me imaginaram neste curso. Devia ter acabado agora em Agosto, mas deixo isso para Fevereiro, e tive estágios que me apaixonei mesmo e tenho a certeza que descobri a minha vocação :)

    https://mundodablue.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Partilho muito da tua experiência e os sentimentos associados a esta jornada que é a vida universitária e a realização do curso!
    Por muito que haja muitos momentos em que as coisas não correm como achamos que devíamos, ensinam-nos sempre algo e não é por isso que não vamos ter saudades mesmo dos momentos mais sobrecarregados de tudo.
    Com o fim da licenciatura também sinto o sabor agridoce, mas como ainda tenho um mestrado pela frente não foi tão intenso como será depois.
    Muita sorte para esta nova etapa que inicias :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Ficar a conhecer a experiência de outras pessoas e conhecer as suas perspetivas sobre o curso e sobre o percurso que se palmilha na universidade é mesmo interessante, porque nos alarga horizontes - não só para quem seguirá uma área idêntica, mas também para quem segue outra bastante distinta.
    Vivemos tanto, experienciamos tanta coisa e, mesmo assim, o tempo parece que voa!

    r: Também não gosto dessa imposição, porque quebra logo a magia da leitura

    Beijinho, minha querida*

    ResponderEliminar
  9. Olá
    Eu inicialmente fui para um curso e que foi a minha primeira escolha que foi arquitetura foi um erro e uma grande desilusão, demorei 3 anos para perceber que não queria aquilo.
    Para ir para economia tive que voltar a fazer o concurso todo como se nunca estivesse na universidade. Porque não consegui transferência de curso. Mas depois acertei, mas acanei por me atrasar muito para o mercado de trabalho. Mas o curso de arquitetura deu me uma grande bagagem em termos de estética.
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  10. Obrigado, Ana Rita :)

    Acho fundamental a partilha de experiências, principalmente nesta altura em que muitos jovens ando meio que perdidos. A Universidade, no fundo, não é um bicho de sete cabeças... muito pelo contrário. São os melhores anos da nossa vida!

    NEW YOUTUBE POST | SUMMER FAVOURITES! :D
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  11. Adorei o teu post querida.
    Sem dúvida que a universidade é uma das melhores experiências para a nossa vida :D
    Beijinho *

    https://w-m-mind.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  12. Já terminei o curso, tirei Comunicação Organizacional na ESEC e gostei muito, agora vou mudar para a FEUC para o mestrado em Marketing.

    Novo post: https://abpmartinsdreamwithme.blogspot.com/2018/08/how-to-wear-band-t-shirts-and-look-cool.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  13. Lovely pic dear! I followed you, hope you'll follow back! xoxo

    Blisselly
    Instagram

    ResponderEliminar
  14. " os estágios, o projeto final de curso, as frequências e os trabalhos deixaram-me mais velha 10 anos" estou a rir mas percebo a sofrência ahahahah

    r: aiii, acho a condução tão dramáticaaaa! vou morrerrrrr!

    ResponderEliminar
  15. Fico super feliz por ti, babe! Ainda me lembro quando nos encontrámos e falavas da experiência do teu primeiro estágio! Ainda bem que tiraste o máximo de proveito da vida de estudante hihihi :D Desejo-te muita sorte nesta nova etapa, doce <3
    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  16. Opá que nostalgia :) eu já terminei a faculdade e o sentimento que fica é sobretudo o da saudade. Fui tão feliz, somos tão felizes que nem sempre damos o devido valor a cada momento que lá passamos. Tenho saudades e dava tudo para voltar atrás no tempo. O meu conselho é mesmo : divirtam-se e aproveitem cada minutos, a nossa vida começa a partir daqui :)
    Gostei do blog e comecei a seguir :) Um beijinho
    https://amaria-do-mar.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  17. A vida de estudante é mesmo incrível, mesmo com todos os medos, todas as dificuldades e todos os stresses, não faltam bons momentos e é esta imprevisibilidade que tornam os anos da licenciatura, anos memoráveis :)

    Gostei muito de ler sobre a tua experiência. Vou agora para o último ano e já começo a sentir saudades e aquele sabor agridoce, passa tão rápido, mas tenho a certeza que será um ano incrível :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário