Avançar para o conteúdo principal

Saúde no Blog #3

Olá Margheritas!
Hoje trago-vos novamente um post sobre saúde, e desta vez, direcionado para todas as mulheres que usam salto alto. Quem é a mulher que não gosta de ter um belo sapato e estar "on the point"? No entanto, nem tudo é bom, e o salto alto pode ter efeitos no nosso corpo que não são de todo benéficos para a nossa saúde!



SALTO ALTO E POSTURA
Ao usarmos salto alto, os nossos calcanhares ficam acima dos dedos, ou seja, são elevados o que provoca uma alteração do centro de gravidade. Este é levado para a frente, originando um desalinhamento da postura, promovendo um aumento da curva da zona da lombar (hiperlordose) podendo causar dores, tanto na coluna como nas pernas. 

SALTO ALTO E JOELHO
Com a ligeira inclinação do corpo para a frente, a distribuição do peso não vai ser correta, aumentando assim, a pressão sobre os joelhos. Pode provocar doenças como a artrite ou doença degenerativa da articulação do joelho e também sintomatologia como dor.

SALTO ALTO E MÚSCULOS
Com a utilização contínua de salto alto, os músculos da perna, principalmente os gémeos, vão estar em constante contração, podendo encurtar. Assim, vai surgir dor nos joelhos e pés. No tendão de Aquiles (calcanhar) acontece exatamente a mesma coisa. Quando se utiliza  calçado sem salto, como ténis ou sabrinas, os músculos e o tendão vão sofrer um ligeiro alongamento, o que pode provocar dor e inflamação do tendão.

SALTO ALTO E PÉS
Quando utilizamos saltos altos com mais de 6cm, 90% do peso do nosso corpo é suportado pela parte da frente dos pés, ou seja, os dedos. Estes vão sofrer deformidades, surgindo assim os tão conhecidos joanetes, principalmente com a utilização dos stilettos (sapato de bico fino).

Para além de todas as alterações e problemas que falei anteriormente, é de lembrar que andar de salto alto aumenta muito mais a probabilidade de cair e/ou fazer uma entorse!

E agora, uso salto alto?
Claro que sim, mas com alguma moderação. Conseguem perceber todas as alterações que acontecem e problemas que podem surgir com a utilização contínua de saltos, que não são de todo, chamativos!

O que fazer?

  • Evitar andar o dia inteiro de salto alto;
  • Quando sabes que vais ter uma parte do dia em que tens de caminhar ou ir às compras, opta por uns ténis ou sabrinas confortáveis;
  • No fim do dia alonga e massaja as pernas e os pés;
  • Sempre que puderes anda de rasteiro ou então opta por salto cunha direito - é melhor, no entanto aumenta também a probabilidade de cair e fazer entorses;
  • De vez em quando, coloca os pés numa bacia com sal para aliviar as dores e no banho aproveita a água quente e deixa estar um bocadinho nas pernas.

E tu, andas muito de salto alto? Sentes alguma das coisas que falei no post? 
Espero muito que tenham gostado do post e que vos tenha ajudado em algo!
Sejam felizes Margheritas!

Comentários

  1. Eu adoro saltos altos mas, como ando imenso a pé no meu dia-a-dia, só os uso em ocasiões especiais =p
    Gostei do post, bastante informativo (;

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes muito bem linda! Muito obrigada :)
      Beijinho, Ana Rita*

      Eliminar
  2. Por acaso quando vou a festas e uso aqueles saltos mesmo altos ao fim de umas horas sinto como se estivessem a espetar agulhas naquela dobra onde fica o peso (não sei como se chama xD) e depois quando tiro o sapato demoro algum tempo a conseguir pôr o pé direito :|

    ResponderEliminar
  3. Já tinha conhecimento destas coisas ( ando em Enfermagem), mas é um post muito útil para as outras pessoas :). Muitas mulheres não têm noção do quanto os saltos altos prejudicam a nossa saúde.
    Eu só uso saltos altos em ocasiões especiais, no dia a dia é sempre sapatilhas, sabrinas ou botas.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito de saltos altos e no local onde trabalho não é obrigatório mas fica sempre bem. No entanto, no verão acabo sempre por usar saltos compensados/plataforma, até porque para mim é muito difícil andar em saltos agulha. No entanto, sou muito amiga de sapatilhas *.*

    ResponderEliminar
  5. Eu não ando com muita frequência cm saltos e quando ando é por poucas horas.
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Eu conhecia algumas das desvantagens de usar saltos altos, e por acaso é raro usar. Não consigo. Nada é mais confortável do que uns ténis ou sapatos rasos :)

    ResponderEliminar
  7. Excelente post, por acaso não gosto muito de usar saltos, só em momentos muitos especiais e mesmo assim :p
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Sou tão alta que usar saltos é agonia mas adoro. Gostei imenso do post!

    ResponderEliminar
  9. Gostei do teu post. Eu por acaso é raro as vezes que uso salto alto...devo ter usado uma ou duas vezes. Gosto de me sentir livre, andar confortável.
    Beijinhos

    https://joiedvivreblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Tinha noção de parte significativa do que mencionaste aqui, porém, já ando pouco de saltos, depois de ler isto, ainda vou andar menos, quero que as minhas pernas durem uns longos anos...... (estou a brincar, parcialmente!!!)
    Gosto mesmo desta rubrica!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário