Avançar para o conteúdo principal

Dicas de organização para estudar



Quantas vezes é que estudas uma tarde inteira e sentes que no fim ficaste a saber o mesmo ou ainda menos? Eu sei bem o que isso é! Hoje trago-te algumas dicas para melhorares o teu estudo e brilhares na hora da verdade!

Dica nº1: Zona de estudo arrumada - Antes de começares a fazer o que quer que seja garante que a zona onde vais estudar está arrumada e organizada de forma a não perderes tempo à procura de canetas ou fichas que precisas.  

Dica nº2: Organiza-te - Certifica-te que tens todo o material que precisas para estudar, desde fichas a apontamentos, e mantém sempre a matéria em dia, para quando chegar a hora de estudar teres tudo direitinho e simplificado.

Dica nº3: Arranja uma agenda - Pequena, grande, no computador, no telemóvel, onde preferires. É importante teres um local onde apontes todas as datas importantes - frequências, trabalhos - para te situares como deve ser no tempo e assim ter a noção de quando deves começar a estudar e começares a fazer trabalhos.

Dica nº4: Começa a estudar com tempo - Não é preciso estudares todos os dias, como é óbvio. Aproveita o fim-de-semana ou os dias com menos carga horária para rever uma matéria que não entendeste tão bem ou fazer exercícios. Assim, podes ir tirando todas as tuas dúvidas com o professor. 

Dica nº5: Tira sempre as tuas dúvidas - Não há dúvidas boas ou más, estúpidas ou inteligentes. Tens alguma dúvida tira e esquece aquele pensamento de "o que é que os outros vão achar? O professor vai pensar que sou burro". Nada disso, os professores estão lá para nos ajudar e esclarecer todas as nossas dúvidas.

Dica nº6: Conhece o teu biorritmo - O  biorritmo consiste nas alturas do dia em que apresentas picos de energia, em que és mais produtivo. Assim, é importante perceberes em que altura do dia és mais produtivo, de manhã, tarde ou noite. Desta forma, o estudo rende muito mais e não gastas tanto tempo.

Dica nº7: Varia o teu local de estudo - Quarto, cozinha, sala, biblioteca municipal, café. Não interessa. Vai mudando, assim, até podes encontrar um sítio em que o estudo renda como deve ser. Desta forma a mente também não se habitua e assim absorve muito melhor a matéria, não entrando em fadiga.

Dica nº8: Usa e abusa da cores e marcadores - Usares diferentes cores de canetas, marcadores, post-its, entre outras coisas, faz com que consigas memorizar muito melhor a matéria. Afinal, a memória visual é das melhores que temos.

Dica nº9: Faz pausas - Ninguém consegue estar a estudar uma hora inteira como deve ser, podes ler e reler mas chega a um ponto em que o cérebro precisa de descansar. Faz pausas de 10 minutos de 40min em 40min, aproveita para esticar as pernas, fazer um xixi ou ir um bocadinho às redes sociais.

Dica nº10: Mantém-te hidratado - É importante ao longo do estudo beberes água ou outros tipos de líquidos, como cappuccino, chás ou sumos. Desta forma mantens-te ativo e acordado, e até vais mais vezes à casa de banho, sempre te mexes mais.

E vocês, têm algum truque ou dica para partilhar? Espero que tenham gostado do post e que vos dê jeito para a época que aí vem :)

Comentários

Enviar um comentário